Como escolher o melhor Painel de Led?

Quanto PPFD para plantas de interior em cada estágio de crescimento?

Os Painéis de Led estão se tornando cada vez mais populares, especialmente entre os jardineiros de interior. A adoção dos Painéis de Led por muitos cultivadores veio com vários termos desconhecidos. Alguns deles incluem temperatura de cor (K), radiação ativa fotossintética (PAR), fluxo de fótons fotossintético (PPF), fluxo de fótons de rendimento (YPF) e o mais falado de todos eles, densidade de fluxo de fótons fotossintéticos (PPFD).

Você sabe o que é PPFD?

O que é PPFD e como é medido?

A maioria dos agricultores está familiarizada com os Painéis de Led para cultivo, mas poucos sabem o que é PPFD. O fluxo de fótons fotossintéticos (PPFD) é o número de fótons de radiação ativa fotossintética (PAR) (o tipo de luz que suporta a fotossíntese nas plantas) que aterrissam em uma área de superfície específica a cada segundo.  

Em palavras mais simples, é uma medida da quantidade de luz fotossintética que atinge a sua planta e quão bem essas luzes funcionam em termos de saída. PPFD para plantas é medido em µMol/m2/S (micromoles por quadrado por metro por segundo).

Por que medimos o melhor PPFD para plantas?

Assim como a luz do sol é para as plantas ao ar livre, as luzes de cultivo são para as plantas de interior. As luzes de cultivo LED são alimentadas por chips de LED e fornecem a energia luminosa e “alimento” necessários para as atividades fotossintéticas nas plantas. Como resultado, as plantas podem se esticar, desenvolver, florescer e dar frutos, e podemos obter as cores, formas ou sabores únicos, frutas nutritivas ou botões de flores cheios de substâncias especiais que desejamos das plantas de interior.

Os fabricantes de luzes de cultivo LED normalmente calculam gráficos ou dados PPFD para cada modelo de luz de cultivo que lançam. Mas isso não significa que a luz é adequada para as plantas que você está cultivando – sua produção de PPFD pode exceder os requisitos máximos da planta e ser propensa a queimar, ou pode simplesmente não atender aos requisitos ideais de crescimento da planta, resultando em uma forma de planta ruim e cor, ou rendimentos drasticamente reduzidos.

Portanto, os produtores precisam determinar os requisitos de PPFD de suas plantas e, em seguida, comprar um Painel de Led com uma saída de PPFD que atenda a esses requisitos.

Dados PPFD recomendados para plantas comuns

Os níveis recomendados de PPFD para plantas diferem entre os tipos de plantas e estágios de crescimento. Por exemplo, os níveis de PPFD para plantas com flores ou frutíferas são frequentemente mais altos do que os níveis de PPFD para plantas verdes folhosas. Enquanto PPFD para plantas daninhas e plantas tropicais é muito maior do que para plantas comuns.

Curiosamente, o valor de PPFD que pode ser absorvido pelas plantas varia em diferentes ambientes. 

Por exemplo, plantas daninhas de interior que crescem em níveis ideais de PPFD podem apresentar crescimento limitado quando recebem luz mais intensa. No entanto, ao introduzir a suplementação de CO2 para neutralizar os baixos níveis de CO2, as plantas podem suportar até 2.100 µMol/m2/S PPFD e até 36 graus Celsius de temperatura. O uso de CO2 em sua área de cultivo interna aumenta a taxa de fotossíntese e garante 20 a 30% mais rendimento e um aumento de 15% na velocidade de crescimento.

Com base em dados populares, aqui estão alguns níveis recomendados de PPFD para plantas comuns em diferentes estágios de crescimento;

1. PPFD para plantas daninhas

As plantas daninhas requerem 16 horas de luz durante a fase vegetativa e 12 horas na fase de floração. Como mencionado anteriormente, um produtor pode suplementar CO 2 ou não. 

Para o cultivo regular de ervas daninhas, o PPFD para o estágio de plântula é de 100-300 µMol/m2/S; o PPFD para o estágio de vegetação é de 400-600 µMol/m2/S, e o PPFD para o estágio de floração é de 800-1.000 µMol/m2/S.

Quando o suplemento de CO2 no cultivo de plantas daninhas, o PPFD na fase de plântula é de 100-300 µMol/m2/S, enquanto o estágio vegetativo requer 800-1000 µMol/m2/S PPFD e 400-800 ppm CO2 . A fase de floração requer 1.000-1.500 µMol/m2/S PPFD e 800-1400 ppm CO2.

É melhor consultar um produtor especializado antes de suplementar o dióxido de carbono ao cultivar em ambientes fechados. Às vezes, o aumento de insumos devido ao uso de CO2 pode não justificar as saídas desejadas.

2. PPFD para Pepinos e Tomates

Cultivar pepinos e tomates dentro de casa requer cerca de 12 a 16 horas de luz artificial. Para obter o máximo rendimento e sabor agradável, recomendamos 16 horas de iluminação interna. O PPFD ideal para o estágio de muda é 100-200 µMol/m2/S, 200-500 µMol/m2/S para o estágio vegetativo e 500-600 µMol/m2/S para o estágio de floração e frutificação.

Alternativamente, se você preferir um horário de luz de 12 horas, não faça o valor do PPFD exceder 800 µMol/m2/S, apenas aumente em cerca de 50~100 µMol/m2/S para cada estágio, desde que você possa manter suas plantas bem gerida num ciclo de manuseamento de calor e rega.

3. PPFD para plantas de pimenta e outras plantas com flores

As plantas com flores internas também requerem uma média de 12 a 16 horas de luz . O PPFD ideal para plantas desta categoria está entre 100 e 300 µMol/m2/S para a fase de muda. Ele fica um pouco mais alto para os estágios de vegetação e floração – 300-600 µMol/m2/S e 600-750 µMol/m2/S, respectivamente.

Por favor, evite aplicar este PPFD em plantas que gostam de sombra. Eles terão queimaduras solares sob essa intensidade.

4. PPFD para Alface e Ervas

Embora verduras comestíveis como alface e ervas pareçam exigir períodos mais curtos de luz, eles provaram que prosperam em 16 horas de luz e recebem um aumento de 30% no rendimento neste caso. Seu PPFD para o estágio de plântula requer 100 µMol/m2/S, enquanto o PPFD para o estágio vegetativo e maduro requer 100-250 µMol/m2/S.  

Um valor doce de PPFD para alface e erva é 170 µMol/m2/S para mudas ou vegetativo, até “comido”.

Para finalizar…

Fazendas urbanas e hortas domésticas surgindo, plantas de interior precisam de luz artificial para viver e prosperar, seja de dia ou de noite. Os produtores precisam entender os requisitos de iluminação interna de suas plantas para garantir o máximo de crescimento e produção, e o PPFD é uma maneira eficiente de conseguir isso. Pesquise cuidadosamente os mapas PPFD antes de investir em qualquer luz de cultivo LED.

A Grow da Maria oferece alguns dos melhores Painéis de Led para cultivo, fale com nossa equipe e conheça. 

Verifique aqui qual o Painel de Led mais recomendado para o seu cultivo.

Grow da Maria – O máximo em cultivo!

Veja Modelos Disponíveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7% de Desconto
5% de Desconto
Ebook de Cultivo
Sinto muito
10% de Desconto
Talvez na próxima
Piteira de Vidro
Quase!
5% de Desconto
Foi por pouco
10% de Desconto
Sem prêmio
TESTE A SUA SORTE E GANHE UM DESCONTO!
Digite seu e-mail e jogue na roleta para ter a chance de ganhar prêmios.
Nosso regimento interno:
  • Um jogo por usuário
  • Os trapaceiros serão desclassificados.
Tem dúvidas?